Eixo Temático

Desde o ano 2000 optamos pela criação de eixos temáticos, princípios norteadores que orientam nossas ações durante todo o ano. Eles se concretizam em nossos planejamentos, projetos e atividades.

Em várias vertentes da literatura e da música, em algum tempo se falava de "Leitmotiv" (palavra da língua alemã). Até alguns anos atrás em nossa Inspetoria Salesiana (Porto Alegre) era usado um subsídio pastoral denominado "Ideia Força". Essas duas palavras tem a mesma significação: expressam um foco de ideias, um ponto de referência na reflexão, uma luz iluminadora durante a caminhada de determinada instituição, e para nós, no desenrolar de um ano de trabalhos para formar a mente das pessoas.

Nosso Colégio tem dois pontos referenciais para elaborar esta ideia, denominada Eixo Temático: A Estreia do nosso Reitor Mor,  Pe. Ángel Fernándes Artime e o Tema-Lema da Campanha da Fraternidade das Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Assim, em 2018, unindo estas duas referências: "Senhor, dá-me desta água" - "Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar" (Estreia) e "Fraternidade e superação da violência" - "Vós sois todos irmãos" (Campanha da Fraternidade), após ampla participação e colaboração dos agentes de educação de nossa escola, surgiu como expressão de nosso ponto de visão a seguinte formulação: "Salesiano: acolher, escutar e acompanhar para promover a paz".

Este é o foco de atenção de nosso ano letivo de 2018. Queremos dar muita atenção e acompanhar  a caminhada educativa de nossos alunos e alunas, à luz deste Eixo Temático.  Nosso empenho é encantar as pessoas para que gostem de nosso trabalho e se sintam conduzidas por um caminho que leve à paz. 

P. Severino Piccinini