Ensino Fundamental

O conhecimento e a capacidade de conviver são indispensáveis para o sucesso do ser humano. Baseado no conhecimento e nas relações de convivência, o Colégio Salesiano, tem no seu Ensino Fundamental atividades curriculares e extracurriculares que desenvolvem as habilidades cognitivas, sociais, afetivas e espirituais dos seus estudantes.

Do 1º ao 9º ano, são desenvolvidos trabalhos e projetos, apropriados a cada faixa etária, que procuram sempre desafiar e motivar o desejo de saber e reforçar a decisão de aprender.

Pesquisa de campo, práticas esportivas, uso orientado da informática e dos multimeios, estudo de línguas estrangeiras, expressão corporal, passeios, cultivo da espiritualidade, incentivo a ações solidárias, valorização das habilidades individuais e grupais... são aspectos presentes na prática pedagógica do Salesiano. Tudo isso leva ao desenvolvimento integral do educando, preparando para enfrentar os desafios e opções da juventude.

 Assumimos como objetivos gerais do ensino fundamental os indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais trabalhando para que os alunos sejam capazes de:

  • compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
  • conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou outras características individuais e sociais;
  •  perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Clique sobre o item desejado para fazer o download do quadro curricular de cada série: