Ensino Médio

O Colégio Salesiano oferece aos alunos do Ensino Médio um ambiente saudável, seguro e acolhedor, onde é permitido ao jovem desenvolver sua criatividade. A valorização dos dons individuais e o desejo de conviver em pequenos grupos têm espaço no Salesiano através dos grupos de interesse. Um jovem amado, livre para mostrar o que sabe, responsável para assumir o que faz, será um vencedor na vida, um cidadão que fará a diferença, uma pessoa feliz.

A preparação para o vestibular e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é desenvolvida em sala de aula, nos laboratórios (Física, Química, Biologia, Informática, multimídia...), nos projetos, nas pesquisas de campo, na realização de simulados, nos grupos de estudo... Em 2007, o Salesiano conquistou a melhor média de Santa Catarina no exame do ENEM, e incrementou o projeto Vestibular 100%, com aulas para os terceiros anos no período vespertino.

Além da comprovada competência da equipe de professores e orientadores, um suporte técnico de última geração (computadores, internet, ilha de edição de vídeos, etc), garantem o sucesso do futuro universitário. É no Ensino Médio que o Salesiano completa seu trabalho de formação humana e cristã de seus alunos. Os grupos da Articulação Juvenil Salesiana, as manhãs de formação, as celebrações e as gincanas, dão uma mística toda especial ao jovem que estuda no Salesiano.

O compromisso com a construção do conhecimento é desafio que assumimos, buscando transformar as informações em conhecimentos, aprendendo a buscar, a pesquisar, a organizar e, desta forma, transformando o conhecimento em sabedoria de vida.

Ser do Ensino Médio do Salesiano é ser um jovem protagonista, vencedor e solidário.

  • Jovem - porque ser e estar no Salesiano é viver num ambiente seguro, acolhedor, alegre, de muita criatividade e confiança, pois aqui educação é tarefa do coração.
  • Protagonista - porque o jovem é valorizado nos seus dons e tem chance de desenvolvê-los nos grupos de interesse como esporte, música, teatro, desenho, projetos de pesquisa, pesquisa de campo, informática, comunicação, laboratórios, grupos de estudo, Grêmio Estudantil... integrados pela AJS (Articulação da Juventude Salesiana).
  • Vencedor - porque o jovem desenvolve a competência pessoal (aprender a ser), a competência social (aprender a conviver), a competência produtiva (aprender a fazer e a competência cognitiva (aprender a conhecer), na ótica do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Para garantir o ingresso na universidade e no mundo do trabalho, dispomos de serviço de Orientação Vocacional, Orientação Pedagógica e Orientação Sócioeducativa; trabalhamos com material didático atualizado de consagrados autores nacionais, indicados no programa de vestibular da UFSC; o programa visa atender às exigências dos vestibulares da ACAFE, UFSC, UDESC, ENEM e SAEM e é desenvolvido em salas com número de alunos que permitem um atendimento individualizado acrescido de aulas de reforço, de redação e simulados.
  • Solidário - porque participa de projetos de ação social, e grupos de entreajuda, desenvolvendo as habilidades necessárias para ser um jovem cidadão que fará a diferença na sociedade.

O desafio é o de que cada jovem se sinta "importante" (como dizia Dom Bosco) e valorizado naquilo que gosta de fazer e que cada professor tenha boa auto-estima e segurança para apresentar-se como mestre apaixonado pelo que faz e assim atrair os seus discípulos. Dom Bosco conhecia a fundo cada um dos jovens que frequentavam o Oratório (seu Colégio) ele os amava e os jovens sabiam que eram amados incondicionalmente. Havia uma grande confiança entre eles...

Então teremos jovens sujeitos, honestos, cristãos... que farão a diferença.

Vestibular 100%

Os alunos do terceirão do Colégio Salesiano participam de aulas especiais de preparação para o vestibular, no período vespertino.

Nos encontros, os professores trabalham a construção da memória de longo prazo, através da retomada de temas trabalhados no primeiro e segundo ano do EM, tendo como referência o Programa de Disciplinas da UFSC, UDESC e ACAFE. Também têm a oportunidade de contextualizar melhor os assuntos das diversas áreas, através do debate de atualidades.

"Outra vantagem destes encontros é a possibilidade se trabalhar melhor as escolhas de cada um e buscar um planejamento de estudo, tendo em vista a universidade e o curso pretendido", afirma o coordenador pedagógico Enio Schmitz.