A Orientação Profissional no Salesiano

A adolescência é uma fase em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto. É nesse contexto conturbado que os jovens precisam assumir uma postura diante da sociedade, tendo que optar por uma carreira profissional a ser seguida. No início da adolescência, o jovem sente-se descompromissado com o seu projeto de vida, vivendo muitas vezes, a ilusão, a fantasia e o sonho; mas ao passo em que vai conquistando sua própria identidade e compreendendo suas próprias singularidades, tem a necessidade de definir-se, conhecer-se e de escolher sua profissão com base na sua realidade pessoal e sociocultural.

O jovem se vê diante de uma multiplicidade de profissões, áreas de estudo, cursos, chegando a ficar, muitas vezes, confuso diante de tal complexidade. Inicialmente, ele se guiará a partir do mapa representacional construído por si próprio com base na sua posição sociocultural e financeira.

Escolher uma profissão para o jovem não é uma tarefa fácil. A tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas, emoções e influências. Nessa hora, é necessário pesar cada opinião, desejo e vocação para fazer a escolha certa. As pressões familiares são inevitáveis, assim como as cobranças dos amigos, colegas, professores, enfim, da sociedade como um todo. Fazer uma faculdade para manter o grupo de colegas da escola unido ou espelhar-se no sucesso de um amigo mais velho que já está na faculdade é bem comum. Nesta hora, é preciso parar e analisar se o que é bom neste modelo é adequado para cada um e se atende aos seus anseios profissionais. Para descobrir isso, o melhor é conversar muito, tirar dúvidas, investigar sobre a profissão, imaginar-se fazendo as atividades e principalmente, analisar se vai sentir-se feliz em estar nesta profissão.

O processo de Orientação Vocacional e construção de um projeto de vida pessoal surge como um meio facilitador, que além de auxiliar o jovem ao autoconhecimento, possibilita que ele faça sua escolha profissional. Este trabalho vai possibilitar ao aluno conhecer algumas de suas habilidades, competências e interesses.

A proposta de Orientação Profissional do Colégio Salesiano Itajaí foi desenvolvida com o interesse de preparar e auxiliar os estudantes do Ensino Médio na construção de um projeto de vida através da orientação vocacional e escolha profissional.

Graziella Christine Leonardi Zavatini - Serviço de Orientação Profissional