Conselho de Classe Participativo

CCP - Conselho de Classe ParticipativoMomento importante para a escola, que envolve os alunos e professores e conta com a presença dos pais, Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional. Neste momento, são socializadas as conquistas realizadas no período, aprendizagens significativas, dificuldades encontradas, sugestões para sua superação, desafios e metas dos grupos para o próximo período.

O CCP dos anos iniciais exige dos alunos e professores bastante envolvimento em algumas atividades avaliativas prévias, que irão culminar com o momento de apresentação final.

A auto-avaliação é a atividade na qual cada aluno responde a uma série de perguntas relativas ao seu envolvimento e comprometimento com os estudos e relacionamento com os colegas e professores. Através dela, os alunos são estimulados ao autoconhecimento, exercitando o reconhecimento de suas habilidades e dificuldades, percebendo-se enquanto sujeitos responsáveis por seu processo de aprendizagem. Convida à reflexão, abertura à autocrítica e atitude pro-ativa na resolução de problemas.

CCP - Conselho de Classe ParticipativoA heteroavaliação, realizada em grande grupo, é o momento em que os alunos avaliam os avanços e dificuldades que percebem no próprio interior do grupo. Exercício de democracia, onde cada um tem vez e voz, estimula para que apontem sugestões capazes de gerar comportamentos/atitudes/mudanças que beneficiem a todos. Permite que cada um se reconheça como parte de um todo e se perceba capaz de se comprometer em benefício da qualidade das relações, bem estar e aprendizagem de todos.

No CCP os alunos também desenvolvem a capacidade de comunicação verbal, na medida em que exercitam ouvir a idéia dos colegas e expor seus pontos de vista. Além disso, aperfeiçoam a criatividade, capacidade de organização, planejamento e administração do tempo ao prepararem as apresentações para participar do grande momento!

Sílvia S. Braga dos Santos – Serviço de Orientação Educacional