Pela preservação da Infância

Só se é criança uma vez e o período da infância é crítico para a aprendizagem de habilidades essenciais para uma vida adulta equilibrada e satisfatória. É através do brincar que a criança aprende a conhecer suas capacidades e aperfeiçoá-las, resolver problemas, lidar com desafios, ganhar e perder, lidar com as emoções, esperar sua vez, negociar e resolver conflitos, administrar a frustração.

Atualmente, nossas crianças tem cada vez menos espaço e oportunidade para esse tipo de brincadeira e temos recebido pais bastante preocupados com isso, buscando orientações e troca de ideias a respeito do tema. Esses pais foram nossa fonte de inspiração para a indicação do texto e do vídeo a seguir. Do que e como nossas crianças estão brincando? Que tipo de influência estão recebendo diante da TV e da internet? Que modelos estão surgindo e que podem influenciá-las? Que habilidades estão desenvolvendo? Qual o resultado disso para o bem estar e a saúde de nossas crianças?

Essas são algumas reflexões que podem ser suscitadas a partir das “leituras” recomendadas hoje. E são apenas um ponto de partida para novas reflexões e mudanças de postura diante dos novos desafios de educar nossas crianças.

Viram isso? Crianças estão cada vez mais infelizes.

Silvia - SOE