Avaliação Final – EFII e EM

Oficina de Aprendizagens

Um dos elementos do processo de Avaliação Final é a Oficina de Aprendizagens. Todo aluno do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio que não atingiu 21 pontos, somando-se as médias dos três trimestres, participarão desta atividade, que tem como finalidade:

  1. Trabalhar a metacognição e autorregulação, ou seja, fazer com que o aluno perceba como aprende melhor;
  2. avaliar as habilidades da escrita, da leitura, da argumentação oral e da pesquisa para resolver problemas em todas as áreas;
  3. avaliar a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo;
  4. avaliar para planejar a continuidade dos estudos em 2019.

Além de participar das oficinas, incentivamos o aluno a retomar os estudos sozinho em casa, utilizando-se dos registros feitos no livro e no seu caderno, ou em grupo com os colegas, envolvendo-se efetivamente no processo de Avaliação Final.

Clique sobre os links para ver a relação dos conteúdos/habilidades relativas ao processo de Avaliação Final 2018 de cada série:

Composição da nota da Avaliação Final:

O aluno será aprovado se atingir 14 pontos ou mais, somando-se o produto da média dos trimestres multiplicado por 1,7 e  o produto da  nota da Prova Escrita Final multiplicado por 1,3. Para fazer o cálculo da nota mínima que você precisa tirar na Prova Escrita Final para ser aprovado, faça o download do arquivo com a planilha e digite a sua média anual no campo especificado.

Horário das Oficinas e Provas Finais 2018

Cronograma do Processo de Avaliação Final 2018:

  • 26/11 a 29/11 – Aulas de revisão em preparação para a Prova Escrita Final para os Terceiros anos do Ensino Médio.
  • 26/11 a 05/12 – Oficina de Aprendizagens para os alunos do Sexto Ano ao Segundo Ano do Ensino Médio, nas disciplinas em que não somaram, nos três trimestres,  vinte e um pontos.
  • 30/11, 03 e 04/12 – Prova Escrita Final para os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio, nas disciplinas em que o aluno não somou, nos três trimestres,  vinte e um pontos.
  • 05/12 – Conselho dos Professores do Terceiro Ano do Ensino Médio e publicação dos resultados finais, às 18h.
  • 6/12 – Revisão das Provas Finais requeridas pelos pais e alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio.
  • 06, 07 e 10/12 – Prova Escrita Final para os alunos do Sexto Ano do Ensino Fundamental II ao Segundo Ano do Ensino Médio.
  • 11/12 – Conselho final dos professores do Ensino Fundamental Anos Finais 12/12 – Conselho Final dos Professores do Ensino Médio.
  • 13/12 – Socialização dos resultados do processo de Avaliação Final com alunos e pais do Sexto Ano do Ensino Fundamental II ao Segundo Ano do Ensino Médio.
  • 14/12 – Revisão de Prova Escrita Final,  requerida pelos pais do Sexto Ano ao Segundo Ano do Ensino Médio.