Notícias

Câmara de Itajaí homenageia Padre Lino do Salesiano

Padre há mais de meio século, Lino Fistarol é referência para a comunidade itajaiense na educação de crianças e jovens

A Câmara de Vereadores de Itajaí homenageia nesta terça-feira o Padre Lino Fistarol com moção de congratulação e reconhecimento. A honraria, proposta pelo vereador Thiago Morastoni (MDB), será concedida durante a sessão ordinária, a partir das 19h. Quem desejar acompanhar deve levar documento com foto para ter acesso ao plenário.

Lino Fistarol foi diretor de sete escolas salesianas, entre elas o colégio Salesiano de Itajaí onde hoje atua como assessor da pastoral. Exímio professor de português é fonte recorrente de alunos e professores. Ao longo da vida lecionou também espanhol, francês e latim.

Nascido em Gaspar em 1936, é padre há mais de 50 anos. Dedicou sua vida à educação de crianças e jovens. Sua trajetória é ainda marcada por uma personalidade ímpar. De tom suave, Padre Lino é sempre positivo e paciente, além de extremamente organizado.

Dono de um coração grandioso, o sacerdote gosta de ensinar por meio de histórias, o que sempre lhe favoreceu no convívio com os jovens, tornando-o referência entre os ex-alunos. Ainda hoje se faz presente todos os dias nos horários de intervalo das aulas no Salesiano de Itajaí por entender que a presença também educa.

*Texto produzido por Marjorie Basso, assessora do Vereador Thiago Morastoni

Comentários

  • 11 jun
    reply

    Odila Borini Diotallevy

    Padre Lino, com alegria , ponderação, sabedoria , companheirismo, religiosidade acompanhou por mais de cinquenta anos muitas gerações de estudantes do Colégio Salesiano!! Hoje , muitos ex- alunos, veem seus filhos, netos, sobrinhos…crescerem com os mesmos ensinamentos, acompanhados “de perto” por nosso querido padre Lino, que tem um coração gigante! Merecida homenagem!🙏👏👏👏👏❤️

Postar um comentário