LEAS – Laboratório de Educação Ambiental do Salesiano

O LEAS é o Laboratório de Estudos Ambientais do Salesiano, formado por alunos do Ensino Fundamental e Médio e coordenado pelos professores Aline Moser Nunes Coelho, Vitor Hugo Gonçalves e Lucas dos Santos Córdova. Juntos eles organizam as aulas especiais para as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Com criatividade e de forma lúdica, os alunos transformam seus conhecimentos em experiências concretas, mostrando que o futuro da natureza depende do envolvimento e atitude de cada um.

Espaço Verde

O LEAS tem sua sede numa grande área verde situada no bairro Dom Bosco, carinhosamente chamada de Espaço Verde. O Espaço Verde dispõe de trilhas ecológicas, muitas plantas, árvores frutíferas, horta, parque e uma grande estrutura para atividades multidisciplinares.

Dom Bosco Green Alliance

Para a inscrição na iniciativa, o Colégio compartilhou o trabalho desenvolvido pelo LEAS – Laboratório de Educação Ambiental do Salesiano. O projeto envolve os adolescentes em estudos e atividades, que são realizadas com as crianças da escola, com o objetivo de multiplicar e compartilhar os cuidados com o meio ambiente.

O trabalho da Green Alliance tem como missão criar um ambiente que seja seguro e que cuide de toda a vida no planeta, enquanto se constrói uma nova geração de cidadãos e líderes comprometidos com o meio ambiente. O  objetivo é criar uma rede que tenha impacto na vida dos jovens para que possam se tornar a próxima geração de líderes ambientais.

Conheça o trabalho do Dom Bosco Grren Alliance, clicando aqui. 

Experiência Reconhecida

O trabalho desenvolvido pela equipe do LEAS  já foi reconhecido nacionalmente, tendo recebido o 2º lugar na categoria Arte e Ciências, Ensino Médio, da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, em 2005.

Em 2007, o LEAS venceu a etapa regional da 3ª Olimpíada Brasileira da Saúde e Meio Ambiente e representou a região Minas-Sul na etapa de premiação nacional, recebendo o prêmio “qualidade”.

Em 2009, o Projeto de Educação Ambiental realizado no Salesiano foi apresentado na Alemanha, e no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais, que é um dos mais importantes projetos mundiais de Responsabilidade Social da Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Para ver as notícias do projeto LEAS, clique na imagem: